quinta-feira, 26 de agosto de 2010

AVÔ


Hoje não vai ser sobre poker, nem sobre outra coisa qualquer. Hoje vai ser a sério.


A pessoa que veêm na foto é o meu avô António. Nem deve saber o que é poker. Mas sabe muito mais coisas.

Sabe o que é nascer depois da 1ª grande guerra.

Sabe o que são as dificuldades de nascer numa familia numerosa naqueles tempos.

Sabe ainda o que é criar uma família num meio rural em tempos de pouca liberdade e de nenhuma fartura, sendo obrigado a trabalhar no duro e algumas vezes longe da família.

Sabe o que é aprender a ler depois dos 30 anos de vida.

Sabe sempre o que dizer e tem sempre uma palavra de estímulo e de confiança no futuro.


Fez no passado domingo 93 anos. Só espero que muitos mais faça mantendo a sua mente conforme está. Gostava de ter a sua memória.


Fica a minha pequena homenagem a um HOMEM impar, que sempre me fez ver que a melhor forma de lidar com os problemas é ser honesto e frontal.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FESTA DO POKER PRAIA DA ROCHA


Vou aproveitar a onda, e o facto de andar a passar uma péssima semana de poker para escrever e por em dia os atrasados.

Como tive uns dias de férias pelo Algarve, lá consegui convencer a família a ir matar o "vício" à festa do Poker integrada no Solverde na Praia da Rocha. A entrada era 50€, não aquece nem arrefece, e passa-se uma tarde interessante. Levei a minha nova mascote (ver foto) que comprei no Zoo Marine para protector de cartas.

Qaundo cheguei encontrei o Molicieiros e dois amigos e lá estivemos na palheta enquanto esperávamos. Acabamos por entrar seguidos e qual não é o nosso espanto quando ficamos também seguidos na mesa. Bem baralhado pokerpt. Ainda por cima ficaram a seguir a mim.

O torneio não têm uma estrutura que se jogue, só para aí nos primeiros 45 min. Se não me engano 5000 fichas e 25 minutos. Parece o turbo da 888 ás segundas feiras (lol). A mesa era calma, pelo menos nos primeiros 2 níveis. Um jogador que ficou á minha frente e que conhecia de algum lado, só depois vi que era o jornalista da sportv Jaime Cravo.

Devo começar por dizer que acho que nunca fiz um torneio com tão pouco jogo e que tivesse chegado tão longe. As duas mãos melhores foram AToff e 77. Incrível.

Nos primeiros níveis nada de jeito, ganhei duas ou 3 mãos porque a mesa estava muito passiva de início. Sempre a roubar. Nunca deu para me mexer, acho que fizm reraise (sem nada) e recolhi, mas sempre a contar as fichas.

E por aí fora, nada a dizer. As blinds a subir rápido e mãos nada. Duas ou 3 vezes pares baixos em UTG e UTG+1, com umas 12 BB, que fazer?

Já short apanho no botão um KJ tudo ouros e resolvo shovar. Era a melhor mão em 4 órbitras e estava com umas 8 ou 9 BB. Call da BB com AJ, e bate o K e ainda faço flush. Só assim.

Mudo de mesa e apanho o 77 em uUTG+1 acho, shovo (tinha chegado á mesa á minutos, a posição seguinte pensa (a jovem que acabou em 2º lugar ), dizia que era um corrida, devia ter A e algo e acaba por foldar. Penso ter shovado mais uma ou outra vez, aproveitando a posição, por vezes sem nada na mão.

Com isto o torneio que teve 90 e tal começava a ficar reduzido. Estavam nesta altura cerca de 30, e caiam a cada mão. Neste torneio é normal estar com 5bb e pouco mais, pelo que os movimentos são shove e fold.

E lá fui aguentando, nem sei como. Lembro de estar na BB a pagar 3k e ter 2 3 off. Mudo outra vez de mesa, estão só 20. Dei com o Gapinho na mesa, foi uma prazer conhece-lo pessoalmente. Mas muito short, cerca de 8 BB. Estava com fé na mão que fizesse a diferença, como na final da liga pokerpt. Os KK iriam aparecer, fé no tubarão. Mas não apareciam e estava com umas 4BB, quando em UTG vejo JToff e resolvi shovar. Porquê? Porque a seguir iria ter que jogar qualquer duas com o pagamento da blind e JT pode dar para uma surpresa. Levo 2 call de um com bastantes fichas e da BB. Foi check até ao fim e lembro que a mesa teve dois pares KK e um baixo com um x, pelo que o A de um deles de kiker serviu.

Acabei se não me engano em 16º o que tendo em conta o jogo que tive acho que foi excelente. Não me lembro de ter jogado qualquer mão mal, se calhar porque não tive mãos (lol). Serviu para ganhar experiência live, para conhecer pessoalmente o Johny Guitar (em Setembro espero jogar o torneio patrocinado pela TugaPoker) e o Gapinho e para acabar ainda consegui perder o meu boné personalizado da TugaPoker. quam o encontro que o devolva pf.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Final Ligar Pokerpt - rumo á FT



Agora é que vão ser elas.


É que com as férias e a preguiça, ainda não acabei o historial da final. E já passaram muitos, muitos dias. Vamos ver se ainda me lembro de algo.

Ora a seguir ao primeiro intervalo, as coisas começaram a descontrolar-se um pouco. Muito pouco jogo, quem estava antes de mim tight, o Trogglio a engordar á custa de um AA Vs AK com o Cardeira (sabia que era uma mão que iria ocorrer com o Cardeira) e tentei uma ou duas vezes raisar da small para a big para levar o pote. Numa dessas vezes, penso que a BB deveria ser 400, penso que fiz mini raise com 10 8 off (1ª asneira? talvez) da small para a big e Trogglio call. Sai Qo 9p 3p, ficando com possibilidade de sequencia e podendo vir a fazer bluff com os paus. Resolvi apostar 1200 e ele call. Sai 7 ouros, resolvi betar novamente 2200 tentando mostrar que tinha Q e ele raise de 4500. Aqui pensei que a dama era dele mas como tinha a possibilidade da sequencia resolvi fazer call. Sai Ko, e ambos check. Não sei se devia ter betado mas penso que não, não iria simular flush de ouros nem K, ele pagaria sempre. A mão dele era Q ) off e ganhou.

Ora esta mão baixou bastante a minha stack e com o Trogglio a seguir a mim a acumular fichas á custa de algumas eliminações, e com a secura de cartas a partir daí as coisas ficaram complicadas, visto que nessa altura oque queria principalmente era a FT.

Devo dizer que durante uns 2 ou 3 níveis, até ao segundo intervalo, não vi nada de jeito. Foi fold atrás de fold, e o trogglio a acumular. Não me lembro de jogar potes. Como eu, quase toda a mesa começou a ficar um pouco short excepto, que havia de ser, o Trogglio. Acabei com 14000, ele 40000.

Entretanto tinham começado as eliminações, com o Zumy a quase não conseguir jogar, apenas uma mão na nossa mesa para onde mudou. Apesar do pouco tempo, deu para ver que é um senhor nas mesas e fora delas. Espero no futuro poder ter a oportunidade de durante mais tempo colher alguma da experiência que têm neste jogo.

Depois do intervalo a coisa continuou mais ou menos igual, com as blinds e antes a fazerem mossa. Com a reorganização da mesa passei também a ter a companhia do primo OQC, que numa das mão eliminou o "bonga" que esteve algo apagado.

Quando já começava a ver a coia mal parada, e coincidindo com uma mudança de dealer, fez-se luz. Teria nessa altura uma 5k a 6k. Tive AT em utg+1 e resolvi shovar. Era a melhor mão em 2 horas e com as que tinha ainda haveria a possibilidade de não receber call. E passou. Mão seguinte KK. Aqui talvez tenha feito asneira, visto que shovei directo again. O pensamento foi que alguém iria pensar que estava tiltado e daria call. Mini raise não achei bem, tribet mostraria força, talvez devesse ter feito limp e procurar que um dos shorts seguintes shovasse. O que é facto é que não houve call, mas com blinds e antes comecei a respirar.

Uma duas ou 3 mãos a seguir o Tueba shova cerca de 8000 e eu na sb (acho) acordo com KK (again). easy call, ele A9, board J T 4, K (queres ver a Q a aparecer) e J, e mais uma mão. A coisa estava mesmo a compor-se, teria ficado com umas 25 K.

Uma orbitra a seguir (+-), a Ana Andorinha Coelho (uma simpatia junto com o Moliceiros, felicidades para o bebé) shova antes de mim e mais uma vezz acordo com KK nas mãos. Easy call e aguentou, nem me lembro o que tinha. Nesta altura faltavam dois para a FT e parecia estar garantida, verdade seja dita com alguma sorte.


E assim ocorreu, com a eliminação do Tozas e Felyne, estava o primeiro objectivo concretizado e até tinhamos prémio (lol). Acho que a maior parte estavamos felississimos e um pouco eufóricos, o culminar de 6 meses de torneios.

Segui-se a foto de família, e até uma entrevista


uma "vedetas", como diria o Jomané.


Aproveitei para agradecer á Sandra, como já tinha previsto, visto que realmente é uma grande mulher, esposa e essencialmente MÃE.

Com isto tudo, vi que apesar destes ganhos finais era apenas a segunda mais baixa stack da mesa, pelo que iria ter pouca margem de manobra.

Por fim iniciou-se a FT. Nelbet antes de mim com a stack menor, e é eliminado na primeira mão de TT. gg Nelbet, dassssss.

Pouco me mexi, a Katrina acabou all in de AK vv call de 44 do Trogglio (nesta altura com uma montanha de fichas e antes de mim) e por fim a mão final.


Eu já bastante short recebo um raise de Trogglio (grrrr) e tenho K8 suited. Aqui pensei que podia estar contra qualquer coisa, par pequeno, A baixo e não tinha condições de foldar. Era um K, era suited, vamos. All in e ele call, não insta, pelo que tive esperança. Tinha 66, tenho duas cartas de valor superior, 6 outs directos, vamos ver.


Flop 8 5 7 (xii, estou á frente) mas ele com up and down straight. Tive um mau pressentimento. Turn J, e river 4, completa a sequencia E ACABOU. É sempre o vazio mas o dever foi cumprido.


Acho que durante todo o torneio joguei 2 mãos mal, mas pronto. Há que colher a experi~encia e melhorar, tentar jogar mais porque de facto é uma actividade que dá prazer.




Após isto ainda fiquei mais algum tempo, tinha vários amigos na mesa, o Alvim, o OQC, o Helder (FT muito cautelosa) e estava a torcer por eles. Ainda fiquei até estarem só 3, com o OQC incluido, Trogglio (entretanto começou a perder gás) e Neuro. Aí aproveitei o intervalo para me pirar trabalho no dia a seguir e confiança na vitória do Vitor (lol).




Quando cheguei a primeira coisa que fiz (ou a segunda depois de ir ver os miudos e a Sandra) foi ir ao report ver o resultado. E lá estava a vitória do Vitor OQC mendonça, vulgo Marialeonor, vulgo Julho 97, vulgo LTubaron. etc.., meu primo por afinidade tubarónica. Fiquei tão contente como se fosse eu. Se alguém merecia era ele e fiz questão de ser o primeiro a postar na Pokerpt e dar os parabéns.




E pronto, custo a parir mas já está para a posteridade.


Breve haverá mais ...


terça-feira, 3 de agosto de 2010

FINAL LIGA POKERPT - O TORNEIO ATÉ AO 2º INTERVALO




Vamos lá a ver se ainda me lembro...



Quando chegamos ao casino, dava logo para ver que na primeira mesa havia muito bons jogadores, ou seja, o zumy, a katrina, o pastel, o alvim e o juma. Dos outros não me lembro mas só estes prometiam animação. Quando finalmente avançamos para os lugares, e fazendo agora uma análise, não acho que tenha tido nem muita sorte, nem muito azar na mesa.



Passo a explicar: por uma lado, tinha á minha direita os jogadores mais tight e também com menos fichas (Andorinha, Mindgames), por outro á direita bons jogadores e agressivos (Trogglio, com quem me envolvi algumas vezes e com pouco exito, Look e Tueba, com o Titinho a seguir).


Depois de uma apresentação feita pelo Jomané com o auxílio do Caco, em que fez um pouco do historial da liga e agradeceu aos participantes, seguiu-se uma foto a cada um dos jogadores com uma t-shirt personalizada. No meu caso não dava mesmo visto que o tamanho era L. Nem na cabeça passava.

O torneio jogou-se em séries de 4 níveis, seguidas de intervalo.



Desde já digo que irei tentar explicar o que me foi acontecendo, sem grande preocupação de tecnicamente ser perfeito (deixo isso para quem joga isto "a sério") e correndo o risco de descrever até algumas más opções. De referir também que entrei relativamente deep, visto ser o 8º em fichas iniciais com 18000, embora os 3 jogadores a seguir a mim tivessem praticamente a mesma stack ou maior.



Relativamente aos 1º nível, o melhor que posso dizer foi que ganhei todos os potes em que me envolvi, se bem que não foram muitos. E em todos eles ou raisando pré flop com mãos algo marginais e folds a seguir, ou pós flop sem nunca ter jogo. Lembro que a melhor mão que tive foi um JJ em que raisei (não me lembro quanto, penso que 2.5 BB) e levei call. O flop sai AQx, sei que houve check de ambos, não me lembro o que foi turn mas um x, betei e acabei por levar o pote. Lembro ainda de um ou 2 raises de botão do mindGamer (pareceu-me um jogador bem interessante) em que na 2ª ou 3ª vez optei por tribetar (sem nada) e ele acabou por largar. Acabei os 4 níveis com 19925, dentro do normal para o jogo que tive.



domingo, 1 de agosto de 2010

FINAL LIGA POKERPT - O CONVÍVEO











Com alguns dias de atraso devido a ter tido uma semana bastante trabalhosa, venho então fazer um historia do que foi o dia na Figueira da Foz para a final da liga.




Após uma manhã normal, e depois de receber alguns "boa sorte" daqueles que mais responsabilidade têm na minha ida, lá abalei para a Figueira da Foz, num dia de bastante calor. A espectativa era grande, não por qualquer prémio que pudesse acontecer, mas sim por ir conhecer vários amigos (já os considerava como tal) que ao longo de alguns meses me habituei a falar e respeitar nas mesas. Citando só alguns era o caso do OQC (ou Julho87, ou Maria Lenor, ou LTubaron, ou para abreviar primo), o Alvim (benfiquista), o tueba, o Look (também conhecido por Bonga), o PTStar (baza da mesa), o Lbz, e muitos mais. Além claro da comunidade Futpoker com quem já algum tempo simpatizo e que se iria revelar e confirmar como um grande grupo de amigos.




Conforme combinado e um pouco antes da hora lá estava, tendo desde logo visto que a malta já estava presente, outros a chegar. Não querendo esquecer nem destacar ninguém, visto que todos me pareceram excelentes pessoas, até o PTStar (lol). Tenho no entanto que destacar aqueles com quem mais falei e falo, o OQC e o Alvim, um pouco meus padrinhos neste convíveo.




Resta dizer que o almoço que se seguiu penso ter corrido bem a todos os níveis, tendo como prato principal como não podia deixar de ser este magnifício jogo que nos une. Notável a forma como todos se relacionam, independentemente de todas as situações que muitas vezes servem para, na vida, separar ou hierarquizar as pessoas. Ali somos todos iguais. Grande exemplo o do TACUARA, que estando num nível de jogo que considero bastante superior (os resultados assim o dizem), foi o primeiro a vestir a camisola futpoker e a fazer o torneio com ela. Sim porque houve camisolas para os jogadores mais "antigos", ao nível das do TUBARAO23 (lol).




Deixo algumas imagens do almoço que de tão bem correr parecia fazer advinhar o que se seguiria. E isso contarei no próximo post (o que ainda me lembrar, lol).