quarta-feira, 20 de outubro de 2010

POKER E REGRAS DE RUGBY 2

Ora relativamente ao poker, além de uma situação importante a resolver relativamente á liga, tenho tentado jogar o costume, as ligas, incluindo a Division 1 da PS, que nunca ganhei (nem fiquei perto). Quanto aos resultados, andei uma semana a tenir, e agora tem batido alguma coisa:


- 8º no circo de domingo, numa battle conjunta com PokerAngola e Sindicato (um abraço ao Daniel), um bom convíveo e um field bastante bom;
- 4º hoje na Mambo;
- 9º hoje Division 1;
- 8º liga jogon hoje na PS, em que só apareceram portugueses. Ainda bem que deixei alguém satisfeito quando saí do jogo;
- 6º num free da Nuts, que deu para abrir mais uma (lol);
- e para terminar, 2º na liga Pokerpt na Betclick, com o bónus da bounty do Roddias, 50€, além dos pontos para a classificação.


Haverá mais uma ou outra coisa que de momento não me lembro. É o problema de não escrever mais frequentemente. Além de me ter esquecido de jogar a Liga do Yuran. Vamos ver se não vou pagar as consequências.

Relativamente ás regras do Rugby, vou falar da constituição de uma equipa de 15. Basicamente, são 15 jogadores de campo e 7 suplentes. Normalmente todos acabam por jogar. Ainda me lembro do tempo em que não havia substituições, o que num jogo com esta exigência e com lesões era complicado. Mas as regras são para mudar com vista á melhoria, o que têm sido feito.


Relativamente aos jogadores, são divididos em dois tipos principais: a linha avançada (de 1 a 8) e os "defesas" (de 9 a 15).


De referir que quem ler só defesas pode ser induzido em erro, mas disso falarei no próximo. Hoje ficamos pelos avançados.
A separação dos 8 têm a ver com um momento do jogo chamado de formação ordenada (termo tuga), ou scrum (anglo-saxónico) ou miele (françês). É usado normalmente depois de uma falta de uma das equipas, de pouca importância, sem intenção. Por exemplo, deixar cair a bola para a frente (explicarei mais tarde o conceito, dos mais importantes do jogo, nunca a bola pode ser passada para a frente). Os 8 de cada equipa formam uns contra os outros e a bola é introduzida pela equipa que não fez a falta. É uma forma de reiniciar o jogo, têm de sair até ao nº 8, ninguém pode sair antes disso da formação. Deixo uma imagem.
Passando aos jogadores e aproveitando a imagem, temos 3 linhas: a 1ª, a 2ª e a 3ª (Lapalisse said, lol).
A 1ª linha é constituida por dois "pilares", esquerdo (nº1) e direito (nº 3) e um talonador (nº2). O talonador têm funções muito especificas, ou seja, introduzir a bola nos alinhamentos (explicarei noutra altura, mas é feito quando a bola sai pelas linhas laterais) e na miele "talonar" a bola introduzida até ao nº 8.
Os pilar nº 1 é um pilar mais ofensivo, normalmente mais forte. O nº 3 é considerado mais defensivo. São normalmente os jogadores mais pesados e até mais baixos da equipa, com um centro de gravidade difícil de "derrubar".
A 2ª linha é constituida por 2 "saltadores", ou seja, jogadores altos por forma a melhor captarem a bola nos alinhamentos. É a sua função principal.
A 3ª linha têm 3 jogadores, dois "asas" (ficam nas asas da miele) ou flanqueadores e o terceira linha centro também chamado simplesmente nº 8. Os flanqueador nº 6 forma no lado fechado da miele (lado onde houver menos espaço para jogar, tendo em conta onde a formação está a ser feita) e é menos móvel que o nº 7, o do lado aberto. Estes têm uma função de tentar ganhar bolas, principalmente no chamado "jogo no chão". Como já ouvi, o nº 7 é um autêntico perdigueiro, sempre á procura da bola, sempre no confronto físico. O nº 8 é normalmente o jogador de maior compleição física, muito forte mas também muito móvel. É o jogador que mais vezes carrega a bola, tentando conquistar terreno, indo ao choque. No rugby moderno são jogadores de 1.95m com 120 kgs de peso, que embalados são autênticos comboios em movimento.

Espero que tenha sido claro, assim explicado e não vendo imagens torna-se complicado, mas a ideia é perceber que existem estes conceitos. Num próximo falarei dos restantes elementos de uma equipa. Aproveitem para ir vendo jogos ou resumos, deixo um site interessante aqui, com resumos de jogos, algumas jogadas, muito para ver e até um documentário sobre a história do Rugby.

Sem comentários:

Enviar um comentário