terça-feira, 5 de outubro de 2010

REGRAS DE RUGBY 1

Conforme prometido, vou fazer hoje o primeiro post sobre regras de Rugby, um desporto que adoro e que nem todos gostam, essencialmente porque não conhecem as regras básicas e não podem por isso entender o jogo. Não posso deixar de agradecer a um senhor chamado Albertino Minhoto, que me levou a conhecer o jogo com cerca de 6/7 anos, e a quem aqui aproveito para agradecer.
Desde já aviso que não sou nenhum "expert", pelo que, dada a constante evolução do jogo e aperfeiçoamento das regras, o que em muito têm conduzido ao aumento da espectacularidade, posso cometer algum erro técnico. Se o detectarem por favor digam (partindo do pressuposto erróneo que alguém irá ler).
Começar por dizer que diz a lenda que o Rugby surgiu em 1823 numa cidade inglesa chamada Rugby (existe mesmo e estiver perto de lá ir no ano passado, fica mais ou menos a norte de Londres), quando um aluno chamado William Webb Ellis num jogo de futebol resolve pegar na bola com as mãos e correr até á linha de fundo. Deve ter levado um cartão amarelo, a não ser que o árbitro fosse um desses caseirões portugueses.

Alguém usou então a ideia, alterou a forma da bola para uma espécie de melão, alterou a baliza de forma a colocar uns postes mais altos, criando condições para também ser introduzido o "chuto" aos postes e tinhamos um novo desporto.

Quanto ás formas de fazer pontos, são essencialemente estas:
- ensaios: é feito quando um jogador ultrapassa a linha de ensaio (linha dos postes) e toca com a bola no chão. Vale 5 pontos. Quando comecei a ver rugby valia apenas 4 (nos primórdios do Rugby valia 1, sendo separado do pontapé aos postes, passou a valer 2 e por aí fora). É o objectivo máximo de qualquer equipa.
- pontapés de penalidade: valem 3 pontos e são feitos quando um equipa comete uma falta, isto se for em zona que seja transformável (normalmente dentro do meio campo do adversário)
- pontapé de ressalto: vale também 3 pontos e é o culminar de uma jogada corrida em que um jogador chuta aos postes, após deixar a bola bater no chão á sua frente. Vejam um exemplo, que deu um campeonato do mundo em 2003 á Inglaterra;
- conversões de ensaios: a equipa que marca um ensaio têm a possibilidade de o converter, ou seja, é como se fosse um pontapé de penalidade mas vale 2 pontos. É marcado na perpendicular á linha de ensaio e ao sítio onde ocorrer este foi feito.



O jogo é feito num campo com cerca de 110*55m (ver imagem), dividido a meio, e com algumas linhas importantes além das mais ou menos habituais por analogia com o futebol:

- linha de 22 m (da linha de fundo), é importante para delimitar algumas regras que falarei mais tarde, como a de MARCO. Será como no futebol uma espécie de grande área.

- linha de 10m (da linha de divisão do campo), também têm a ver com uma regra de que falarei mais tarde, relativa ao início ou reinício dos jogos.

Por último e para hoje, dizer que as equipas têm 15 jogadores mais 7 suplentes. Acerca das posições e função de cada um, que muitos pensarão que não são específicas, falarei num próximo post visto que terá que ser um pouco extenso.

PS: relativamente ao poker, ontem tive dois resultados bons, ou seja, ganhei a division 1 da PS e fui 4º no Circo. Devo referir que é muito mais difícil ser 4º no Circo que ganhar a Division 1.




Abraço ainda ao puto Alcalino pela grande vitória e pelos quase 6K na conta (manda algum pá) e acho que não tinha dito que finalmente tenho o moneybrookers a funcionar, que vai facilitar o movimento de cash entre contas, o que para quem gosta de aproveitar algumas promoções e jogar muitas ligas é muito porreiro.

2 comentários:

  1. eheheh dedica-te ao rugby pá ! :)

    Obrigado pelo apoio ;)

    ResponderEliminar
  2. Boas, se puderes adiciona http://brunoesteves06.blogspot.com/

    Boa sorte nas mesas

    ResponderEliminar