domingo, 10 de outubro de 2010

ESTAMOS A MUDAR O DICIONÁRIO

Hoje dei comigo a pensar que o fenómeno do poker está a levar á criação de novas palavras que penso não estarem escritas em qualquer dicionário, mas que no futuro poderão vir a estar.
Refiro-me a palavras relacionadas com o jogo, que se utilizam de uma forma comum, e que resultam de uma espécie de "portugalização" do termo anglo-saxónico. Dou alguns exemplos e antecipo os dicionários:
- railar: acto pelo qual uma pessoa assiste a um jogo de poker pela internet, fazendo ou não intervenções de apoio a um ou mais jogadores (da palavra rail);
- shovar: acto pelo qual um jogador coloca todas as suas fichas em jogo, evidentemente só possível em jogos de no-limit (da palavra shove);
- betar: acto pelo qual um jogador faz uma aposta num jogo de poker (da palavra bet)

E mais alguns que agora não me ocorrem. No caso hipotético de alguém ler isto, pode e deve sugerir outras palavras.

Conto uma situação engraçada, um destes dias ouvi um colega que também gosta do jogo a dizer "range" a propósito de uma situação profissional, para indicar quais as hipóteses para uma determinada situação.
Refiro apenas que me parece este fenómeno cada vez mais importante e decorrente da globalização. O mesmo já verifiquei em relação a termos espanhóis, como seja "firmar" em vez de assinar.

Relativamente ao poker, de referir dois resultados:

- 1º lugar na liga do Tio Yuran (1º torneio), com um field muito bom, um bom jogo até em HU que foi feito com o Maroso (grande respeito por ele) e algumas BB pelo caminho a ajudarem. Como diria o outro, "ninguém ganha um torneio sem dar uma boa BB". Esta semana tenho que continuar, será ainda mais difícil, mas os prémios são interessantes e o convíveo ainda mais.



- 1º lugar na liga do Mac (abraço) com um convíveo interessante e um HU com o Nozes que ganhei também com alguma sorte na mesa final (A6 acho contra um par e bateu, já nem sei bem o quê).



Um outro torneio interessante em vista, de hoje a uma semana em que o Circo Futpoker se junta ao Sindicato do Poker, com o minha ajuda na organização. Espero que corra bem, ganhe o melhor e seja apenas isso mesmo, um convíveo entre pessoas que gostam do jogo.

Relativamente ao Rugby, hoje não vai haver nada. Deixo apenas uma grande placagem, de um jogador que também gosta e joga poker, penso até que patrocinado, tipo Boris Becker, chamado Sebastien Chabál, ou melhor, conhecido como o o Homem das Cavernas devido á forma como se aplica e pelo seu aspecto. Espero que nas mesas não seja assim.



3 comentários:

  1. Bons resultados ;) Se puderes adicona
    http://brunoesteves06.blogspot.com/

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Relativamente aos termos nem me mexo, vendo alguns comments tácticos, estou muito atrás.

    Quando falas no 'range' do teu colega é outra coisa, o inglês está sempre presente, mea culpa.

    Mas o que mais me fascina é o facto de, na vida pessoal, profissional, quotidiana nos servirmos do modo como jogamos poker.

    Em determinada situação, tens 'range' para raisar, p. ex. perante o chefe? Ou callas e vês o que se vai passar, ficando numa situação à espera do movimento? Ou shovas à paposeco, podendo perder o emprego, e numa situação doméstica a mulher???

    Ás vezes penso nisto e até acho que nos ajuda a 'jogar' no dia-a-dia nas mais variadas situações...

    Congratz pelos resultados! Aquele abraço>!

    ResponderEliminar
  3. Gostei do Blog, Vou seguir..
    A proposito tenho um blog tambem;

    http://runtopro.blogspot.com/

    Lá Pretendo mostrar como um jogador sai do zero em conhecimento do poker e se torna um Pró.
    Lá recebo e dou dicas. Uma coisa que acho importantente tambem, é tambem objetivo do blog trazer mais conhecimento do poker para o publico em geral e trazer novos jogadores para o poker.

    Vriberti - RunToPro
    http://runtopro.blogspot.com/

    ResponderEliminar